MAUS TRATOS AOS ANIMAIS


MAUS TRATOS AOS ANIMAIS-qualquer cidadão pode fazer a denuncia: CRMV- Unidade Regional do Sul de Minas Gerais. Delegado Dr. Marden. 35/ 3221-5673. Horário: 8 ao meio dia, 13 até 17 h. E-mail: crmvmg.suldeminas@crmvmg.gov.br

2008, 2009, 2010 e 2011 - POUSO ALEGRE EM REVISTA




PRAÇA MUNICIPAL DE ESPORTES DE POUSO ALEGRE


“PREFEITO ALVARIM VIEIRA RIOS”


-Mariângela Padilha-


Uma obra da Administração de João Batista Rosa, concluída e inaugurada na Administração de Cândido de Souza em novembro 1982.


Área de lazer que abriga o Estádio Municipal “Irmão Gino Maria Rossi”, com capacidade para 26 mil pessoas, com espaço coberto para 5 mil, uma pista de Atletismo com oito Raias, para a realização de provas oficiais de pista e campo; a Praça de Esportes conta com um ginásio coberto, com capacidade para 5 mil pessoas sentadas, duas quadras externas para modalidades de Handebol, Futsal e Basquetebol, duas quadras de Tênis, uma piscina olímpica, uma semi-olímpica, área de lazer, kiosqui, área verde, aquário, quadra de Boxa, Parque Infantil, estacionamento para associados, uma mini oficina de serralharia para serviço internos, quatro vestiários (feminino/masculino); a área administrativa é composta pela Secretaria, o Departamento de Esportes, sala médica (com uma enfermeira), cozinha e almoxarifado.

A Praça de Esportes Municipal possui 50 funcionários, em torno de mil Associados e o Departamento Esportivo com várias Escolinhas, de todas as modalidades, com mais de 1.200 pessoas entre alunos e atletas, na faixa de 5 a 17 anos de idade, atletas esses que representam nossa cidade em competições Municipais, Regionais, Estaduais e Nacionais.

O Departamento de Esportes faz parte da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que tem como atual Secretário o Sr. João Batista de Carvalho, na gestão do Prefeito Municipal Jair Siqueira e existe para dar suporte aos professores, técnicos e atividades esportivas envolvendo os atletas, bem como todo apoio burocrático necessário, como ofício, tabelas, notas oficiais, comunicação à imprensa e demais providências relativas ao bom andamento das atividades em geral.

A Secretaria Municipal de Esportes promove os seguintes eventos:


-JEPA – Jogos Estudantis de Pouso Alegre, está na 37° Edição. Hoje participam cerca de 26 escolas da rede estadual, municipal e particular, com cerca de 3.000 alunos nas diversas modalidades (Atletismo, Natação, Xadrez, Judô, Voleibol, Handebol, Basquetebol e Futsal).

-Circuito de Futsal Infantil

-Torneio Estudantil Mirim de Pouso Alegre – Este evento é destinado para fomentar a base do esporte escolar, com crianças até 12 anos, participando cerca de 25 escolas.

- Torneio Inter-Bairros de Futsal, nas categorias Mamadeira, Fraldinha, Pré Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil (com participação de mais de 50 equipes).

- Campeonato Municipal de Futsal Adulto.

- Torneio Regional de Atletismo

- Torneio Regional de Basquete

- Hand Fest com participação de equipes de Minas Gerais e São Paulo.


Fazem parte do serviço oferecido pelo Departamento de Esportes:


· Mandar comunicados às Escolas e Professores, Notas Oficiais, Tabela de jogos, Regulamentos, Convites e Programação de eventos esportivos.


· Enviar a imprensa às últimas notícias, resultados, fotos de eventos, etc...


· Fazer o cadastro dos atletas, bem como carteirinhas e manutenção das mesmas.


· Manter o vínculo com Prefeituras, Secretarias, Departamentos Esportivos, Associações e Estabelecimentos de Ensino.


· Solicitar verbas e transportes para viagens dos atletas que estiverem participando de campeonatos.


Dentro do Departamento de Esportes trabalham dois funcionários, em regime de revezamento, para garantir o apoio necessário às atividades esportivas. São eles Mariângela Padilha e Eduardo Ferreira, Técnico Desportivo.


A corpo técnico é composto por Técnicos Desportivos e Professores de diversas modalidades, que oferecem aos alunos condição física através de treinamento especializado, orientação e disciplina dentro e fora das quadras.


As modalidades são: Atletismo, Futsal, Basquetebol, Vôlei, Handebol, Natação, Karatê e Tênis de Mesa.

O Atletismo conta com cerca de 50 alunos/atletas (masculino e feminino) divididos em várias provas e categorias. A Escolinha de Atletismo da Secretaria Municipal de Esportes de Pouso Alegre é coordenada pelo responsável Técnico Célio Rodrigues de Lima desde 1990, foi desenvolvida no Estádio Municipal “Irmão Gino Maria Rossi” (Manduzão) e vem crescendo a cada mês após novas conquistas em competições oficiais, tendo todo material base de iniciação e de treinamento específico em provas de pista e de campo e com horários adequados a todas as categorias.


São vários campeonatos na região e em outros Estados, reconhecidos pela Federação Mineira e Confederação Brasileira de Atletismo.


Hoje com 12 atletas federados e com os melhores índices técnicos no Estado em várias categorias, participando este ano dos Jogos Escolares, Jogos da Juventude (JOJU e JOJUNINHO), Jogos do Interior de Minas Gerais e de várias provas rústicas em toda região.


Conheça o trabalho de treinamento de segundas, quartas e sextas –feiras no Estádio Municipal, no período da manhã das 7:00 às 10:00h e no período da tarde das 13:00 às 15:00h.


No Voleibol Masculino a escolinha é administrada pelo Técnico Desportivo Prof. Marcelo de Souza Prudêncio, de segunda a sábado das 17:30 às 22:00h, nas categorias Iniciantes, Pré Mirim, Mirim, Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil e Adulta, dos 12 anos até a idade adulta.


A escolinha visa despertar o estímulo pela prática saudável do esporte orientado, através de treinamentos e competições sadias e buscando selecionar atletas de auto rendimento, para representar nossa cidade em campeonatos.


Promover o intercâmbio social e esportivo entre todos os atletas e promover a prática saudável do esporte buscando qualidade de vida e desenvolvimento como cidadão.


No Voleibol Feminino a escolinha é administrada pelo Professor Pedro Ronaldo de Paula, nas mesmas especificações.


No Handebol as atividades esportivas são coordenadas pela Professora Miriam Laraia Martines desde o ano de 1994.


Atualmente cerca de 200 atletas praticam Handebol na Secretaria Municipal de Esportes, com atividades divididas por faixa etária:


Iniciação esportiva: crianças a partir dos seis anos de idade;


Equipe Mirim: crianças nascidas entre os anos de 1996 e 1998;


Equipe Infantil: crianças nascidas entre os anos de 1993 e 1995;


Equipe Juvenil: Jovens nascidos nos anos de 1991 e 1992;


Equipe Adulta: A partir de 17 anos.


As aulas de iniciação esportiva acontecem em dois núcleos: Na Praça de Esportes Municipal e na quadra da Escola Municipal Profª. Isabel Coutinho Galvão, no bairro São Geraldo. Os treinamentos das demais categorias são realizados na Praça Municipais de Esportes em três seções semanais.


As equipes de Handebol da Secretaria Municipal de Esportes estão representando nossa cidade em campeonatos em todas as categorias, obtendo resultados expressivos, como por exemplo, o 3° lugar no Circuito de Handebol promovido pela Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo, classificação para a Fase Final dos Jogos da Juventude e classificando-se para a 2ª etapa dos Jogos do Interior de Minas Gerais.


Além das participações em campeonatos regionais e estaduais, a Secretaria Municipal de Esportes promoverá em novembro deste ano o VIII Hand Fest – Festival de Handebol de Pouso Alegre, que contará com a participação de equipes de alto nível dos Estados de Minas e São Paulo, na categoria Adulta e também Infantil e Mirim (o Hand Festinho).


Na Natação a escolinha é administrada pelo Técnico Desportivo Luiz Carlos de Oliveira.


O Basquetebol é administrado pelo Técnico Desportivo Antônio Carlos de Moraes e conta com cerca de 120 atletas, que se dividem nas escolinhas e nas equipes de treinamentos. As escolinhas acontecem todas as quartas e sextas-feiras, na parte da manhã e no período da tarde, a partir dos quatro até os 18 anos de idade. Já os treinamentos são realizados nas segundas, quartas, sextas, sábados e domingos.


O objetivo dos treinamentos é o aprimoramento dos fundamentos do basquete, que visa disputar os torneios: JOJU, JOJUNINHO, LIDARP, DESAFIOS DA FEDERAÇÃO MINEIRA DE BASQUETE e outros que constam no calendário anual.


Durante estes dois anos que o professor Antônio Carlos de Moraes –COI - vem trabalhando a frente do basquete masculino, resultados positivos vem se multiplicando, como por exemplo: ficando em 5° lugar no geral dos Jogos da Juventude e Jogos da Juventude Infantil, 4° lugar na Liga Desportiva do Alto do Rio Pardo, 2° lugar nos Desafios Infantil e Mirim da Federação Mineira, 2° lugar na Liga de Basquete do Sul de Minas, 1° lugar no 1° Torneio Fome de Bola, conquistado pela equipe Juvenil e 3° pela equipe Adulta, 2° lugar nos Jogos do Interior de Minas Gerais, entre outros.


O objetivo do Técnico da Secretaria de Esportes é se manter sempre entre os primeiros colocados do Basquete Masculino no Estado.


O Futsal Masculino da Secretaria Municipal de Esportes é treinado pelo Prof. Ricardo Paula de Luna há mais de 15 anos. Hoje as equipes de Futsal Masculino contam com cerca de 250 alunos/atletas, divididos nas categorias: Mamadeira, Fraldinha, Pré-Mirim, Mirim, Infantil, Juvenil e Adulto.


O Futsal desenvolve inicialmente um trabalho social, pois as portas da Praça de Esportes estão abertas a todas as crianças que desejem aprender Futsal, não excluindo assim as de menos habilidades. Através das Escolinhas e equipes de treinamento são selecionados os atletas que representam nosso município no Futsal em diversas competições, sendo elas:


- JOGOS DA JUVENTUDE


- JOJUNINHO


- LIDARP (Liga do Alto do Rio Pardo)


- JIMI


- TAÇA EPTV DE FUTSAL


- JEMG


- COPA ALTEROSA DE FUTSAL


A Secretaria de Esportes oferece o suporte necessário para a disputa de Torneios na região, como transporte e alimentação.


Além das Escolinhas, o Futsal promove vários Torneios para movimentar o esporte em nossa cidade, contribuindo para a socialização de nossas crianças e adultos. Temos os eventos: Circuito Estudantil de Futsal, Torneio Inter-Bairros de Futsal (com a participação de mais de 50 equipes), Campeonato Municipal de Futsal, entre outros.


A escolinha de Tênis de Mesa é administrada pelo professor Oto.


Venha participar você também das escolinhas e equipes da Praça de Esportes Municipal ou simplesmente conhecer, garanto um ótimo passeio para você e toda a sua família.

Mariângela Padilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.

EPTV SUL DE MINAS